segunda-feira, 27 de setembro de 2010

OS BENEFICIOS DAS COMUNIDADES VIRTUAIS.

Colaboração

Tal como numa comunidade tradicional, uma comunidade virtual permite uma interacção entre os seus diversos elementos de forma a oferecer apoio e/ou trabalhar conjuntamente na prossecução de um determinado objectivo. Sendo que esta comunidade poderá incorporar elementos de todas as áreas e locais, admitindo uma correcta orientação, compreendemos que resultados mais aprofundados poderão ser obtidos.
Por outro lado esta colaboração poderá ser pura, uma vez que não existirá influências sociais no seu desenvolvimento, sendo cada contribuição avaliada essencialmente pelo seu conteúdo.
Acrescentamos ainda que, quando consideramos objectivos para os quais é necessário um peso elevado de participação (abaixo-assinados, protestos) o facto de a Internet apresentar um número infinito de comunidades permitirá a maior velocidade de propagação da mensagem.

Aprendizagem

O conhecimento pode ser encarado como o principal activo que um indivíduo possui. Com o aparecimento de comunidades a exporem e trocarem os seus conhecimentos mais facilmente qualquer indivíduo poderá apreender novas temáticas.
Claro que através de instituições de ensino esta característica é largamente oferecida. No entanto é de extrema importância o diálogo entre os intervenientes de forma a compreender os diversos pontos de vista permitindo assim aprofundar e preparar todas as vertentes das matérias em análise.
Através das comunidades virtuais, e tendo em conta a riqueza de análise de cada cultura, mais facilmente quem investiga poderá receber ensinamentos não influenciados pelo local onde faz o seu estudo assim como diferentes forma de analisar a questão.
Uma outra questão que julgamos ser importante no dia-a-dia passa pela constante contribuição em todos as decisões que tomamos. Em qualquer assunto onde tenhamos uma dúvida facilmente obtemos respostas. Note-se que estas respostas não serão influenciadas concedendo uma maior capacidade de sustentação das decisões tomadas. Esta característica poderá ajudar em assuntos tão triviais como a aquisição de um telemóvel, como a matérias mais complexas tais como que tipo de poupança efectuar. Através do testemunho das experiências de outros, os indivíduos poderão obter ensinamentos úteis para o desenrolar da sua vida.

Desterritorialização

Tradicionalmente a limitação territorial potencia graus de desenvolvimento intelectual diferentes significativos. Este facto não se deve à maior ou menor capacidade dos indivíduos mas sim ás dificuldades de acesso aos grandes focos populacionais. Neste locais as capacidades poderão ser mais desenvolvidas através de uma maior interacção social. Com o aparecimento de comunidades virtuais, de qualquer parte do mundo se pode obter esta interacção. Inclusivamente esta interacção foi alargada a um nível global. Se até aqui as comunidades eram essencialmente regionais, hoje em dia as comunidades são mundiais, permitindo o acesso a pessoas de todos os países e continentes.

Ser Social

Tal como foi observado no ponto anterior as comunidades permitem não só uma aproximação regional, como global. O ser humano apresenta uma necessidade natural de interacção. Através das comunidades esta interacção permite uma ligação a todo o mundo. Antes das comunidades virtuais geralmente as pessoas estavam limitadas às comunidades locais onde vivia. Assim, de certa forma, as interacções eram impostas, havendo dificuldade em escolher com quem se quer interagir. Uma consequência era também a anulação de alguns interesses uma vez que não existia com quem os partilhar.
Com as comunidades virtuais existe total liberdade de escolha das comunidades onde se pretende estar, permitindo e potenciando todo o tipo de interesses, sendo que em todo o mundo será mais fácil encontrar quem apresente interesses equivalentes. O local deixa de ser uma limitação passando a ser também um ponto de interesse, uma vez que normalmente existe o interesse de conhecer novas culturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário